Minas na Avenida: série do MG1 mostra o carnaval com sotaque e emoção mineira que virou enredo da Tom Maior e Unidos da Tijuca
09/02/2026
(Foto: Reprodução) Carnaval de Uberaba retoma força e celebra trajetória histórica da festa
No carnaval de 2026, Minas Gerais será destaque nas maiores avenidas do samba: escolas de São Paulo e Rio de Janeiro vão contar parte da história do estado em seus enredos. Na Marquês de Sapucaí, a Unidos da Tijuca vai celebrar a escritora Carolina Maria de Jesus, que nasceu em Sacramento. Já a Tom Maior leva para o Sambódromo Anhembi a visão do médium Chico Xavier sobre a cidade de Uberaba.
Como parte do registro desse momento histórico, a TV Integração começa a exibir nesta segunda-feira (9) no MG1 de toda a área de cobertura (regiões de Uberaba, Uberlândia, Araxá, Divinópolis e Juiz de Fora) a série "Minas na Avenida", que traz histórias de gente comum que transforma o cotidiano em dedicação à maior festa popular do país. Cada episódio apresenta um personagem e situações que, aos poucos, se conectam e se tornam um retrato de Minas visto de perto, com histórias que o público reconhece porque fazem parte da própria vida.
"A gente quer mostrar que o Carnaval é feito de pessoas, sonhos e personagens inesquecíveis. A série Minas na Avenida revela um pouco de quem dá alma à festa e como Minas invadiu as apoteoses do samba, no Rio de Janeiro e em São Paulo. São histórias nossas, contadas pela nossa gente, que vão emocionar o Brasil todo e que estarão no especial de mesmo nome, Minas na Avenida, dia 28 de fevereiro", disse a diretora de jornalismo da TV Integração. Daniela Abreu.
A cada episódio exibido, um resumo da história e a reportagem completa estarão disponíveis nesta reportagem. Os nove episódios vão ao ar de segunda a sábado até quarta-feira (18).
Minas na Avenida vai mostrar como o interior do estado vive o carnaval o ano inteiro, os bastidores e a rotina de quem faz a festa acontecer. Passistas, integrantes de escolas de samba, famílias inteiras, artistas e pessoas ligadas a projetos sociais formam o fio condutor da narrativa, revelando como a festa brasileira mais popular do mundo muda trajetórias e cria laços que atravessam distâncias.
Série 'Minas na Avenida' da TV Integração mostra como o interior do estado vive o carnaval o ano inteiro, os bastidores e a rotina de quem faz a festa acontecer
TV Integração/Reprodução
Ao longo da semana, novas histórias mineiras vão se somar: passistas de diferentes cidades, casais, idosos, projetos sociais e caravanas que atravessam estados para viver o carnaval de perto. Um mosaico de experiências que mostra que, quando o samba começa, Minas também desfila, com sotaque, emoção e histórias que vão muito além do brilho dos refletores. E quem vê essas histórias, se vê nelas. Porque quando a gente vê Minas, Minas também se reconhece na TV Integração.
LEIA TAMBÉM:
Conheça o samba-enredo da Tom Maior para o Carnaval 2026, que celebra Chico Xavier, a história e as sete colinas de Uberaba
Podcast conta a história do Carnaval em Uberaba; saiba como ouvir
Nascida em Sacramento, Carolina Maria de Jesus é enredo da Unidos da Tijuca
Episódio 1
A primeira reportagem mostra, com exclusividade, o ensaio técnico da escola do Rio de Janeiro, Unidos da Tijuca, e os detalhes de como foi transformar a vida da escritora mineira, Maria Carolina de Jesus, em samba-enredo de carnaval.
Minas na Avenida: Unidos da Tijuca homenageia Carolina Maria de Jesus
Episódio 2
O segundo episódio mostra a vida de Tiago Fernando Borges, que une a paixão, o amor e alegria de cuidar de idosos e a folia através da presidência da Liga Independente das Escolas de Samba de Uberaba.
Samba que cura: série ‘Minas na Avenida’ destaca promessa que virou paixão
Episódio 3
O terceiro episódio exibido no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Centro-Oeste de Minas traz duas conhecedoras da vida e das obras da escritora mineira, Maria Carolina de Jesus, que virou samba-enredo da Unidos da Tijuca.
Tânia Moreno é diretora da escola estadual que leva o nome da escritora, em Sacramento. Ela relembra os manuscritos em papel de pão que viraram livros editados e publicados. Enquanto Eliana Garcia, historiadora e analista de Cidadania e Sustentabilidade em Sacramento, afirma que Maria Carolina de Jesus era uma mulher à frente do seu tempo, já demonstrando em suas obras a defesa pela igualdade entre homens e mulheres, além de levantar questões relativas a preconceito e à valorização da negritude.
Minas na Avenida: Carolina Maria de Jesus inspira enredo da Unidos da Tijuca
Já na Zona da Mata, o terceiro episódio de Minas na Avenida apresentou a história dos irmãos Guedes, que conduziram a corte real do Carnaval de Juiz de Fora por mais de 10 anos.
Carlos Guedes, ex-Rei Momo, traz as lembranças: de Carmem Miranda a bispo, de florista a baiana. Ele relembra fantasias que já usou e as escolas de samba pelas quais desfilou.
Minas na Avenida: Rei Momo que virou memória em Juiz de Fora
Episódio 4
Já no quarto episódio de Minas na Avenida, a TV Integração mostra histórias de quatro pessoas envolvidas com a festa popular brasileira mais conhecida no mundo.
Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, conheça a porta-bandeira Priscila Costa, uma apaixonada pelo Carnaval que está ansiosa para ver os mineiros desfilando e contando histórias nas avenidas do samba no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Minas na Avenida: porta-bandeira em Uberlândia está ansiosa para ver mineiros nos desfiles
Já em Ubá, na Zona da Mata, o casal - Letícia Oliveira e Weverton Feles - que se conheceu durante a folia mostra como o Carnaval transforma encontros e trajetórias. Também tem o aposentado Heli Alves, que dedicou parte da vida aos desfiles. Os três estarão juntos no sambódromo, celebrando a paixão pelo Carnaval e a força das tradições que atravessam gerações.
Minas na Avenida: histórias de Ubá mostram como o Carnaval transforma encontros e trajetór
E em Oliveira, no Centro-Oeste de Minas, o carnavalesco, artista plástico e fundador de bloco Márcio Gato mantém viva a tradição da festa. Com dedicação às artes, aos enredos e ao trabalho de bastidores, ele ajuda a construir, ano após ano, a identidade e a força cultural do Carnaval na cidade.
Minas na Avenida: carnavalesco mantém viva a tradição da festa em Oliveira
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas